caros amigos este carregador é um carregador simples em
que adicionei um sistema para torna-lo automatico, o trimpot
serve para ajustar o ponto de carga da bateria, que devera ficar
em torno de 13,8 volts. vc pode fazer o ajuste do carregador
usando uma fonte variavel de até 15v, conectar a fonte nos
pinos P e N do carregador e ir almentando a voltagem da fonte
e ajustar o trimpot para que quando a fonte atingir 13,8v
o led verde acende, em seguida diminua a voltagem da fonte
para verificar o funcionamento, quando a fonte baixar em torno
de 11v, o led verde deverá se apagar novamente, agora para
comprovar se está bem ajustado, va novamente elevando a voltagem
da fonte e verifique que o led verdedeverá acender quando a fonte
atingir de 13,8 a 14v. para baterias automotivas essa voltagem pode
atingir um nivel maior que os 13,8v. comprovando o ajuste,
é só fechar o circuito dentro de um gabinete e usa-lo.
quando a bateria completa o ciclo de carga, o carregador
deixa de enviar carga e passa somente a monitorar a bateria até
que a carga caia a aproximadamente 11v, momento em que
o carregador volta a aplicar carga novamente.
OBs: os pinos P e N são as conexões para ser ligado a bateria
e o tranformador a ser utilizado deverá fornecer no máximo 16v
para uma unica bateria e no maximo 29 para a versão de 24v
com uma corrente de acordo com o tipo de bateria a ser carregada.
para a versão de 12v, pode ser utilizaso transformador com
voltagem entre 11 e 16v e para a versão de 24v que carrega duas
baterias em série, pode ser utilizaso transformador com voltagens
entre 22 e 29v. na versão de 24v o ajuste de carga deve ficar
entre 27 e 28v.
quanto a amperagem do trafo a ser utilizado, é sempre aconselhável
nunca ultrapassar 10% da amperagem da bateria.
com esse carregador você não corre o risco de danificar Sua bateria,
pois quando o ciclo de carga se completa, o circuito deixa de enviar
carga a bateria e passa somente a monitorar a bateria.
PARA BAIXAR O PDF COM ESQUEMA E PCB CLICK aqui
OBSERVE QUE A IMAGEM DO LAYUOT ABAIXO
FOI ELABORADA PARA TRANSFERÊNCIA TÉRMICA.
AQUI NA IMAGEM ABAIXO ESTÁ O LAYOUT PARA
AQUELES QUE VÃO USAR CANETA PARA DESENHAR SUA
PLACA, OBSERVE QUE ESTE LAYOUT É INVERSO,
ISSO POSSIBILITA SEU DESENHO MANUAL NA PLACA
E DEPOIS DE PRONTA FICARÁ CERTINHO
VERSÃO PARA DUAS BATERIAS EM SÉRIE NO ESQUEMA ABAIXO.
PARA A VERSÃO DE 24V A FONTE PODE TER VOLTAGEM
ENTRE 22 E 29V E O PONTO DE CARGA DEVE SER AJUSTADO
PARA APROXIMADAMENTE 27,5V.
PODE SER USADO A MESMA PCB DA VERSÃO DE 12V,
É SÓ OBSERVAR QUAIS OS VALORES DOS COMPONENTES
QUE VARIAM DE UMA VERSÃO PARA OUTRA. O DIAGRAMA
É O MESMO, APENAS OS VALORES DOS COMPONENTES
SÃO ALTERADOS.
PARA BATERIAS COM CORRENTE SUPERIOR A 50 AMPERES
ACONSELHO QUE SEJAM USADOS MAIS RESISTORES DE 0,47R
EM PARALELOS, O IDEAL SERIA FAZER COM QUE A ASSOCIAÇÃO
RESULTASSE EM UMA RESISTÊNCIA DE 0,27R, ISSO PODE SER
CONSEGUIDO ASSOCIANDO RESISTÊNCIA DE MAIOR VALOR.
POR EXEMPLO: ASSOCIANDO 4 RESISTORES DE 1R EM PARALELO,
TEREMOS UMA RESISTÊNCIA DE 0,25R. SE COLOCARMOS 4 RESISTORES
DE 1R POR 10W EM PARALELO, TEREMOS 0,25R POR 40W.
E ASSIM PODEMOS CARREGAR BATERIAS COM CORRENTE BEM
MAIORES, MAS DEVE SER LEVADO EM CONTA TAMBÉM A AMPERAGEM
QUE O TRAFO PODE FORNECER, POIS SE USARMOS TRAFOS COM
CORRENTE MUITO INFERIOR A 10% DA CORRENTE DA BATERIA,
ISSO PODERÁ GERAR UM SUPERAQUECIMENTO DO TRAFO E
CONSEQUENTEMENTE A SUA QUEIMA.
NÃO BASTA QUERER CARREGAR UMA DETERMINADA BATERIA,
TEMOS QUE SABER SE NOSSO CARREGADOR É SUFICIENTE PARA
CARREGA-LA. É SEMPRE ACONSELHÁVEL USAR CARREGADORES
COM 10% DA AMPERAGEM DA BATERIA.
ALGO QUE NÃO MENCIONEI É QUE EU NÃO USO RESISTOR
COMUM PARA AS RESISTÊNCIAS DE BAIXO VALOR, AQUELAS DUAS
QUE VÃO SE AQUECER PRA CARAMBA SABE, EU USO AQUI UMAS
RESISTÊNCIAS IMPROVISADAS DE ALTA POTÊNCIA FEITA DE
NÍQUEL-CROMO, AQUELA FAMOSA RESISTÊNCIA DE CHUVEIROS,
ENTÃO ENROLO UMAS TRÊS OU QUATRO PERNAS DE FIO DE
NÍQUEL-CROMO UMAS NAS OUTRAS E DEPOIS ENROLO EM UM
LÁPIS DE FORMA A FORMAR UMAS 5 ESPIRAS, TIRO O LÁPIS,
AI COLOCO UNS TERMINAIS PRESOS AOS TERMINAIS DE NOVA
RESISTÊNCIA,UMA VEZ QUE PARA PRENDE-LA A PLACA SERÁ
NECESSÁRIOUM MATERIAL QUE SEJA SOLDAVEL, POIS O
NIQUEL-CROMONÃO ACEITA SOLDA ESTANHO E AI ESTÁ
PRONTA MINHA RESISTÊNCIA DE ALTA POTÊNCIA